Compartilhando Experiências 2
Oi Colegas, compartilharei por meio deste texto, algumas experiências da atividade 4.
O planejamento se deu de forma tranquila e gostosa, pois navegar pela internet, utilizar hipertextos nas aulas é sempre muito convidativo. Para trabalhar hipertexto, como não há internet disponível na escola para uso com o aluno, utilizei slides com imagens e com os textos, tendo por suporte o Data Show e lançando mão do note Book. Quanto a aplicação da atividades com os alunos foi muito gratificante, pois fiquei maravilhada com a participação da turma, com sua capacidade de relacionar as informações, muitas subestimada por muitos professores. Foi notório que aprenderam muito e que conseguiram fazer a intercalação dos conteúdos trabalhados. A única dificuldade foi o fato de não ter internet disponível, como já havia dito, e por isso não foi possível que os alunos colocassem suas experiências em um blog. Trabalhou-se com mais ênfase a semântica, na disciplina Língua portuguesa com interdisciplinaridade em Artes, Geografia e História. O conteúdo trabalhado foi os quadros de Arcimboldo, a crônica de Roseana Murray: RETRATOS e dois poemas de Léo Cunha: “As Estações” e “As Telas Novas do Imperador”. Estes textos permitiram fazer conecções com outros conteúdos da própria disciplina: Inferir informações Implícitas, utilizar adequadamente a flexão verbal, Estabelecer relação entre partes do texto e utilizar argumentos pertinentes.
Na 1ª parte do trabalho fez-se uma pré-leitura perguntado, aos alunos, o que eles imaginam de uma obra de arte que pode retratar perfis humanos, junção de bichos e plantas na mesma obra. Em seguida projetou-se a imagem do primeiro quadro e motivou-se os alunos a explorarem o máximo, fazendo as leituras implícitas que a obra permite. (subsidiando de modo que lês cheguem às estações do ano, explorando a metáfora primavera relacionada a idade, outono e inverno o que representam na vida do ser humano). Trabalhou-se a intertextualidade com a crônica de Roseana Murray: RETRATOS, retirado do livro da Cesgranrio p. 78. Em seguida projetou-se as quatro obras juntas. Deu-se aos alunos as informações que eles não conseguiram captar fazendo uma contextualização histórica e climática e uma caminhada geográfica pelo mapa mundi.
Na 2ª parte da aplicação do plano de aula, partiu-se para a leitura do Poema “As telas novas do imperador” que permite uma visão melhor da época da monarquia, da visão que algumas pessoas tinham de uma obra de arte, da visão do próprio pintor, além de permitir que o aluno entenda as enormes possibilidades de produção textual, a ironia apresentada no texto, etc. E também do poema As Estações, de Léo Cunha que tem tudo a ver com o assunto das telas, explora-se o texto da melhor maneira possível.
E na 3ª parte, houve a retomada do assunto sobre as obras estudadas nas aulas passadas, permitindo que os alunos falassem e em seguida foi proposto a produção de um poema, lançando mão dos conhecimentos adquiridos nas duas aulas anteriores.
Estas atividades deram origem a um novo fazer que é a possibilidade de trabalhar com hipertexto no laboratório de informática, mesmo sem internet, pois é possível fazer os slides do conteúdo, colocá-los em pen drive e salvá-los nos computadores da escola para os alunos trabalharem.
Aprendi com essa atividade que não se deve subestimar a capacidade dos nossos alunos, pois eles podem surpreender quando os desafiamos a conhecer o novo, a correr em busca do conhecimento.
ETAPAS DA VIDA
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário