PLANO DE AULA COM UTILIZAÇÃO DE MÍDIA DIGITAL

terça-feira, 28 de setembro de 2010

AS CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS POSSIBILITAM MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO, DESDE QUE BEM APLICADAS

Só é possível acompanhar o ritmo de aprendizado dos alunos da atual geração se nos apropriarmos da tecnologia, porém, esse uso deve ser bem articulado, deve haver um bom planejamento de aula com objetivos definidos do que o professor espera que o aluno desenvolva a nível de habilidades em cada aula desenvolvida. O que acontece é que muitos professores ainda não estão conseguindo usar os recursos tecnológicos satisfatoriamente e os conteúdos acabam sendo apreendidos, pelo aluno, de forma fragmentada o que não é objetivo ao pensarmos o uso das tecnologias na escola, pois espera-se que as tecnologias ajude o educando a fazer a contextualização, descobrir a intertextualidade presente no texto em estudo seja este verbal ou não verbal, além de ser capaz de recorrer a outros conteúdos (perceber a interdisciplinaridade) e fazer elos de ligação em prol da construção do próprio conhecimento.
Entende-se que ao fazer uso da internet com nossos alunos, abre-se um leque muito grande de estímulo ao aprendizado e de possibilidades de apreensão dos conteúdos. Em consequência disso, os educadores serão pressionados, pela própria globalização em promover mudanças também em seu modelo de planejamento, pois o professor precisará se atualizar constantemente e ficar atento aos acontecimentos de Brasil e de mundo a fim de conseguir ajudar o aluno a descobrir todos os ganchos possíveis que os levarão à compreensão dos fatos. Diante disso, o planejamento não mais se limitará à disciplina ministrada pelo professor.

Um comentário:

  1. Reni,

    Parabéns pelo seu blog também. Gostei de você ter comentado no meu.
    Concordo com você quando você diz que o planejamento não mais se limitará á disciplina ministrada pelo professor. A partir desse pressuposto faz-se necessário pensar em mudanças urgentes que favoreçam a inserção das TIC ao currículo de forma interdisciplinar para melhor atender às exigências atuais.

    ResponderExcluir