Foi gratificante trabalhar o passo a passo do Artigo de Opinião partindo de assuntos polêmicos propostos pelos próprios alunos. Assim ficou bem mais fácil para eles o reconhecimento do tema, da tese e de argumentos, além de facilitar o reconhecimento de elementos que garantam a coesão (anáfora, catáfora) e a coerência textual. Outro ponto importante foi a interação dos alunos com a comunidade por meio de entrevistas, a fim de saberem a opinião das pessoas do bairro a respeito dos temas levantados.
Os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas, pois fazem parte da Proposta Curricular para o Ensino Médio.
O projeto conduziu o aluno a utilizar diversas linguagens, entendendo que quanto mais as linguagens se integram, maior o grau de compreensão dos conteúdos trabalhados.
Analisar Artigos de Opiniões que estavam voltados para os temas propostos por eles garantiu o interesse e a melhor compreensão. Analisaram
partindo do tema até a conclusão, fizeram a progressão temática de alguns textos, atividade que garantiu a confiança para a produção do próprio texto.
Ao usar os recursos tecnológicos houve a diversificação metodológica e os alunos se sentiram motivados, pois estavam presentes, linguagens que já fazem parte do seu dia-a-dia, não apenas aquelas cobradas de forma monótona pela escola.
ETAPAS DA VIDA
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário