PLANO DE AULA COM UTILIZAÇÃO DE MÍDIA DIGITAL

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Socializando Experiência com Projeto

Felizmente já tive oportunidade de trabalhar com vários projetos em sala de aula e tive também oportunidade de motivar professores, em escola na qual dirigi, a trabalhar projetos que permitissem aulas com uso de tecnologias e diferenciadas, das quais os alunos tivessem prazer em participar. Vários professores realizaram trabalhos excepcionais com uso de tecnologias e como não é possível falar de todos, quero destacar o projeto do Professor de matemática: Marcos Antonio Silva, da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, visto que foi um dos primeiros professores a trabalhar aulas apropriando-se de recursos tecnológicos.
O trabalho girou em torno do Eixo Norteador: “Tratamento da Informação” e procurou conduzir os alunos a desenvolver a observação e aplicação dos dados estatísticos no mundo em que vive e também pesquisar, ler, construir e analisar, com dados estatísticos, gráficos de linhas e de barras. Os conteúdos se integram ao currículo das disciplinas envolvidas, pois trata-se de Organização de Dados e Gráficos, conteúdos esses apresentados no Referencial Curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental. Espera-se com esse trabalho que o aluno chegue à competência de ser capaz de construir gráficos e de utilizar-se da Estatística em função do uso atual para compreender e também contribuir com as informações veiculadas em seu contexto.
A tecnologia foi essencial para que as aulas atingissem os objetivos esperados: prender a atenção dos alunos, a fim de que eles aprendessem o conteúdo. Dois temas transversais foram objetos de pesquisa, servindo de banco de dados para posterior construção dos gráficos. Foram eles: Meio Ambiente e Pedofilia. Os alunos, sob a orientação do professor foram ao laboratório de informática e pesquisaram vários conteúdos concernentes aos temas acima citados. Ainda sob orientação do professor, analisaram, anotaram dados, discutiram em sala de aula, fizeram entrevistas sobre os dois assuntos com a comunidade local, voltaram outras vezes ao laboratório e construíram gráficos utilizando todas as informações coletadas. Socializaram os conhecimentos adquiridos e organizados em gráficos, em sala, com os colegas. Os alunos gostaram muito das aulas e se empenharam bastante na realização de cada atividade. Os recursos utilizados: Régua, caderno para construir as tabelas, computador, internet e Data Show.
Vejam algumas fotos dos alunos trabalhando:

Um comentário:

  1. Reni conheço esse trabalho do Marcos realmente é uma excelente atividade.Ali encontramos a interdisciplinaridade e a transversalidade com um relevante uso das TIC.As ações atende realmente a nova ordem de sala de aula e de mercado de trabalho.

    ResponderExcluir